sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A História da Eurodance
























Eurodance(também conhecido como Hands Up) é um termo coloquial para a dance music européia. Esse gênero é derivado do Italo Disco. Nos anos 90 ganhou muita popularidade em todo mundo. O ritmo é enérgico e muito usado em danceterias.
O Eurodance se originou no final dos anos 80, quando artistas de música eletrônica europeus começaram a difundir um ritmo mais enérgico, acelerando batidas de Italo Disco. O fenômeno ganhou força e se difundiu por danceterias e raves da Europa. O gênero ganha identidade quando começa a mesclar elementos de house e rapcaracterizado por solo de voz feminina com paradas pra voz masculina em estilo rap.
Entre os anos de 1990 á 1993, o Eurodance ganha cada vez mais força na música eletrônica e no mainstream em parte pela decadência do house americano. Muitos artistas e projetos surgem nessa época em todos os cantos da Europa invadindo as rádios do mundo todo. Hits no Estilo Eurodance que marcaram o início da década de 90: Cuture Beat I Like You , Kylie Minogue com Better The Devil You Know, Technotronic com Pump up The Jam, Ace of Base The Sign , Cappella U Got Let 2 Music, Haddaway What is Love e 2 Brothers on the 4th Floor Never Alone . Em 1994 o gênero vira grande febre entre jovens, disputando espaço no mercado com artistas renomados. Esse estilo é conhecido como "High Energy" e tem como principais expoentes , 2 Unlimited com No Limit,Whigfield como Saturday Night, Masterboy com Is This The Love , Gottsha No One To Answer, DJ Bobo com Everybody,Double YouDrive, Ice MC com Think About My Way, B.G The Prince of Rap The Colour of May Dreams , Corona com The Rhythm of the Night eFun Factory com Close To You. No Brasil Ainda em 1994 a Rainha dos Baixinhos Xuxa Lança um Hit do estilo Eurodance Hey DJ que virou mania nas Festas e Clubes. Essa fase provou ser um grande sucesso adentrando o ano de 1995 com La Bouche Be My Lover e com festivais pelo mundo todo, inclusive no Brasil.
Em 1996 o gênero já apresenta um certo desgaste, e começa a diversificar o estilo mesclando elementos de trance, folk e reggae , como Shakira Estoy Aqui . Muitas bandas terminam esse ano. O ano de 1997 é de muito bubblegum e o Pop com os hits Barbie Girl do Aqua, Dannii Minogue com All i Wanna Do ,Thalía com Piel Morena e Uh La La La da cantora Alexia. Em 1998 o genero já transformado perde forca para outros como drum and bass o movimento clubber. No final da década os Vengaboys fazem sucesso e otechno com Madonna Ray of Light e o puro Dance com Cher Believe . A partir de 1999 Com Novos nomes da música Dance, comoBritney Spears ...Baby One More Time e também com uma nova forma de música eletrônica, acompanhada de uma nova maneira de festejar, viram febre em todo o mundo, sepultando de vez a Eurodance: o techno e as raves, que dominaram a cena até meados do ano de 2004.
Em 2000 começa uma renovação do gênero, com novos projetos surgindo. ATB, Alice Deejay, Darude e Fragma trazem um som de mais identidade com solo feminino melhor trabalhado. Em 2001 o grupo Lasgo ressuscita o Eurodance e é sucesso no mundo todo com o hit Something. Desde meados da década 2000 o Eurodance é de certa forma considerado gênero de nicho e com pouca execução tanto em rádios como em raves mas ainda tem o espaço garantido em danceterias. O gênero perdeu força a medida que outros estilos de música eletrônica ganharam popularidade.

Caracteristicas:

Muito do Eurodance é caracterizado pelo Techno instrumental, vocais femininos, refrões simples, raps com vocais masculinos, simplese uma batida bem forte que varia na maioria das vezes entre 110 e 150 BPM (batidas por minuto) com riffs feitos através de sintetizadores. O som é bem positivo, sempre acompanhado de letras que envolvem temas como amor, festa e paz, sempre dançantes e expressando emoções. Quase que toda a ênfase no Eurodance é percussão e ritmo. As letras são cantadas em inglês quase sempre. Porém, muitos artistas lançam suas canções tanto em inglês quanto em idiomas nativos. Vale destacar os artistas italianos e alemães cantando em boa parte das vezes em italiano e alemão. Eurodance sempre foi um tipo de música bem comercial. Alguns produtores como o suéco Max Martin e o italiano Larry Pignagnoli, estavam por trás de dezenas de bandas. As performances ao vivo frequentemente são feitas em playback com o vocalista cantando ao vivo no palco. Muitas bandas do Eurodance passam uma imagem bem humorada, como Captain Jack e Vengaboys. Uma das bandas, o E-Rotic, se destacou muito durante a década de 90 com suas letras e vídeo clipes sexualmente provocativos.

Ver artigo principal: Lista de bandas de eurodance

·         2 Brothers on the 4th Floor
·         2 Unlimited
·         Ace of Base
·         Alexia
·         Alice Deejay
·         Angelina
·         AnnaGrace
·         Aqua
·         ATB
·         Basshunter
·         B.G. the Prince of Rap
·         Cappella
·         Captain Hollywood Project
·         Captain Jack
·         Cascada
·         Corona
·         Culture Beat
·         Daft Punk
·         Dannii Minogue
·         DJ Bobo
·         DJ Company
·         DJ Mangoo
·         DJ Ross
·         Double You
·         Dr. Alban
·         E-Rotic
·         Fun Factory
·         Gala
·         Gabry Ponte
·         Gottsha
·         Haddaway
·         Ian Van Dahl
·         Ice MC
·         J&R Project
·         Kylie Minogue
·         La Bouche
·         Lasgo
·         Madonna
·         Masterboy
·         Mc Sar & the Real McCoy
·         Michael Jackson
·         Milk Inc.
·         Nevada
·         Playahitty
·         Right Said Fred
·         Santamaria
·         Scooter
·         Sect
·         Snap!
·         Sylver
·         Thalía
·         Toy Box
·         Tweenty 4 Seven
·         U96
·         Undercover
·         Vengaboys
·         Whigfield

Texto retirado: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eurodance

5 comentários: