sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Haddaway - What ' s Love




Haddaway é o nome artístico de Nestor Alexander Haddaway. Nestor nasceu em Porto de Espanha, Trindade e Tobago no dia 9 de janeiro de 1965 é músico de eurodance, house music e dance clássico trinidadiano. Filho de um oceanógrafo alemão e uma enfermeira de Trinidad, Haddaway passou de Trinidad para a Europa no início dos anos 1970 com seu pai quando seus pais se separaram.Depois de passar seus anos de formação no internato, ele se mudou para os Estados Unidos para ficar com sua mãe.
Haddaway frequentou a "Eisenhower Junior High e Laurel High School", em Laurel, Maryland, depois se formou na "Meade Senior High School" em 1983. Era muito ativo no jazz da escola, marcha, sinfônica e bandas de palco, descobrindo assim o amor pela música.
Enquanto cursava ciência política e história na Universidade George Washington em Washington, Haddaway formou uma banda cover chamada "Chance.
Em 1989, já com 24 anos, Haddaway voltou para a Europa e estabeleceu-se em Colônia, na Alemanha, onde começou a jogar futebol americano para os Crocodilos Colónia, na Liga Alemã de Futebol, e também trabalhou como coreógrafo, vendendo tapetes e com música nas horas vagas.
Em 1992 Haddaway assinou um contrato com o Coconut Records da alemanha. Seu primeiro single foi "What Is Love" rapidamente se tornou popular em toda a Europa, atingindo o número 2 na Alemanha e no Reino Unido.

Na Alemanha, o single vendeu 900.000 cópias, no Reino Unido, ele foi certificado ouro com 400.000 cópias vendidas. Mais tarde, chegou a número 11 no Hot 100 da Billboard e foi certificado de ouro com 500.000 cópias. No início de 1994, as vendas mundiais de "What Is Love" já tinha atingido 2,6 milhões.
Sua segunda single "Life" atingiu o número 2 na Alemanha, o número 6 no Reino Unido e número 41 nos EUA, e suas vendas em todo o mundo havia atingido 1,5 milhões em 1994. Os singles "I Miss You" e " Rock My Heart "também foram top 10 em toda a Europa. Colocando Haddaway como o artista mais bem sucedido da Eurodance.
Seu primeiro LP vendeu milhões e alcançou o status de Platina na Alemanha com 500.000 cópias, e Ouro no Reino Unido e da França com  100.000 cópias, respectivamente. Em 1995, ele lançou seu segundo álbum The Drive, que gerou o top 20 britânico hit "Fly Away", assim como "Catch a Fire" e "Lover Be Thy Name".
Mas desde 1998, Haddaway tem lutado para repetir o grande sucesso comercial de seus primeiros sucessos.
Haddaway apareceu no programa de televisão Comeback realidade na Alemanha em 2004. Ele apareceu em um show no Reino Unido similar, Hit Me Baby One More Time, em 2005 e, posteriormente, apareceu na versão dos EUA. Esta exposição lhe trouxe de volta o sucesso na Alemanha, com a balada "Spaceman". 
"What Is Love" teve um ressurgimento da popularidade, a música se tornou tema dos personagens  de Will Ferrell e Chris Kattan em Saturday Night Live e do filme  "A Night at the Roxbury". A canção também foi destaque em um comercial da Pepsi 2008.
No dia da morte de Ayrton Senna, Haddaway se apresentou no "Domingão do Faustão" que, sinceramente, não tinha clima nenhum para rolar uma atração tão legal. Ao conversar com o cantor, este se declarou profundamente chocado com o ocorrido e revelou também sua paixão por automobilismo, sendo piloto amador em Mônaco.

Várias de suas músicas foram temas de novelas ou seriados brasileiros (a grande maioria na Rede Globo, como Sonho Meu, A Viagem, Malhação 95 e História de Amor). também foi feita uma versão da música What Is Love em Português do Brasil que se chama: "Vem Dançar o Pancadão" da Banda Djavu.

Há quem diga que, da mesma forma que aconteceu com Whigfield ou Corona, ele tenha "emprestado" sua voz a outros cantores da dance music, como CB Milton ("It's A Love Thing"), Delegation ("I Wanna Be The Winner" e "Call Me") e até mesmo no Lighthouse Family ("Loving Every Minute") devido à semelhança na voz. Mas não há nada comprovado.
Tudo que se sabe sobre Haddaway é que agora ele vive em Kitzbühel, Áustria, e ele também tem uma casa em Colônia, Alemanha. Provavelmente largou a carreira musical.

Um comentário: